skip to Main Content
1-800-987-654 admin@totalwptheme.com
Revisão Fiscal De Tributos Federais: Mais Fôlego Ao Seu Caixa

Revisão fiscal de tributos federais: mais fôlego ao seu caixa

Você sabia que fazer a revisão fiscal de tributos federais contribui para sua empresa se manter em conformidade fiscal e a identificar créditos tributários não utilizados?

Tributação é um dos assuntos que mais preocupam empresários brasileiros… você é um deles?

Por conta disso, é comum que se busquem formas de reduzir a carga tributária suportada em seus negócios, de acordo com as exigências da legislação.

Apesar, empresário, do planejamento tributário ser uma das formas mais comuns de alcançar esse objetivo, existem outras tão importantes quanto e que podem te ajudar a melhorar seu fôlego de caixa.

E será sobre a revisão fiscal de tributos federais que vamos falar nas próximas linhas.

O que é e para que serve a revisão fiscal?

Ela é uma maneira de verificar se a apuração de seus impostos foram realizadas da maneira correta, como manda a legislação.

Ao fazer uma revisão fiscal na sua empresa, é passado um “pente fino” sobre todos os documentos envolvidos na apuração de impostos dos últimos cinco anos.

Isso porque é nesse período em que ocorre a prescrição dos tributos, ou seja, a partir de cinco anos o governo não poderá mais cobrar impostos não pagos, caso eles ainda não tenham sido cobrados ou inscritos em dívida ativa.

Dessa maneira, ao realizar a revisão fiscal, é analisada a forma como os documentos foram escriturados, como os impostos da sua empresa foram calculados, como as notas foram emitidas, se o pagamento dos impostos foram realizados da maneira correta e se as obrigações acessórias, como declarações, foram cumpridas de forma adequada.

Fazer esse procedimento é necessário para evitar que erros sejam descobertos pelo fisco, pois, caso isso aconteça, sua empresa estará exposta a multas pesadas e outras sanções.

Além disso, permite que você possa identificar créditos de impostos não utilizados, e o aproveitamento desses valores contribuirá para dar mais fôlego ao seu caixa.

O que é a revisão fiscal de tributos federais

O nosso sistema tributário estipula uma série de tributos que você, como empresário, deve recolher ao desenvolver suas atividades, porém, cada um deles é de competência de um ente administrar a arrecadação.

Dessa forma, hoje temos tributos estaduais, municipais e os tributos federais, cada um deles com características próprias.

Powered by Rock Convert

Como exemplo de tributos federais temos:

  • Pis;
  • Cofins;
  • CSLL;
  • IRPJ;
  • IPI;
  • IOF;
  • II.

Então, uma revisão fiscal de tributos federais irá focar sua análise na apuração desses impostos e outros tributos que sua empresa tenha sido obrigada a recolher no período.

Dessa maneira, será necessário ter conhecimento aprofundado da legislação dos últimos cinco anos, para que se garanta que a análise seja feita corretamente.

Créditos fiscais foram encontrados, e agora, o que deve ser feito?

Na verdade, se na revisão fiscal de tributos federais forem encontrados créditos, seu uso vai depender do tipo de situação.

Ou seja, o crédito poderá ser usado na apuração do próprio mês, quando a legislação assim o permitir, poderá ser necessário preenchimento do Pedido Eletrônico de Restituição ou Ressarcimento e da Declaração de Compensação (PERD/COMP), programa próprio usado em situações de ressarcimento de créditos tributários.

Também poderá ser necessário processo administrativo ou judiciário.

Como a gente observa, devido às mudanças constantes na legislação e complexidade do nosso sistema tributário, é possível que sua empresa tenha pago valores maiores de impostos.

Porém, uma revisão fiscal de tributos federais ajudará a responder a essa pergunta com certeza e a se antepor ao fisco na localização de irregularidades na arrecadação.

No primeiro caso, fazendo com que você possa reaver dinheiro pago indevidamente, no segundo, evitando gastos desnecessários em seu empreendimento.

Nós, da Book Fiscal, sabemos que a saúde financeira da sua empresa também depende da conformidade fiscal do seu negócio, por conta disso, disponibilizamos aos nossos clientes serviços de revisão fiscal de tributos federais.

Temos especialistas com profundo conhecimento na área tributária, que vão poder passar um verdadeiro “pente fino” no seu negócio, de modo a realizar a revisão fiscal de tributos federais da sua empresa da maneira adequada.

Fale agora com um de nossos especialistas e saiba como seu negócio pode se beneficiar dela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top