skip to Main Content
1-800-987-654 admin@totalwptheme.com
Restituição Do PIS/COFINS Monofásico – Como Fazer?

Restituição do PIS/COFINS Monofásico – Como fazer?

Guia para a realização da restituição do PIS/COFINS monofásico

Saiba tudo que é preciso para realizar a restituição do PIS/COFINS monofásico e reaver dinheiro pago a mais para o seu caixa 

No dia a dia da gestão de uma empresa são muitas tarefas que precisam ser cumpridas para que o bom funcionamento do negócio seja garantido. 

Com isso, especialmente quando você, gestor, acumula um grande número dessas tarefas, não é incomum que erros acabem ocorrendo…

Contudo, existem erros que até mesmo passam despercebidos, mas causam um grande impacto no caixa do seu negócio, e esse é o caso de inconsistências com relação à tributação. 

Um grande número de empresas acaba pagando mais impostos do que realmente deve, muitas vezes, sem sequer saber. 

Mas nós preparamos este artigo para, além de falar sobre como isso ocorre, apresentar a solução legal para este problema. 

Restituição do PIS/COFINS monofásico – O que é? 

A restituição do PIS/COFINS monofásico é uma forma de reaver ao caixa da sua empresa os valores pagos indevidamente em PIS/COFINS monofásico. 

Esse valor a ser restituído é conhecido como crédito tributário. 

Sendo assim, a restituição é o processo para corrigir o pagamento indevido de PIS/COFINS monofásico. 

Como o crédito tributário é gerado?

Quando falamos de PIS/COFINS monofásico, se tratam de tributos que só são arrecadados uma vez, no início da cadeia produtiva, pela indústria. 

Contudo, por erros na apuração, muitas empresas acabam recolhendo esses tributos, o pagando sem estarem obrigados, apenas criando uma saída de caixa desnecessária. 

Alguns dos principais negócios que estão suscetíveis a passar por essa situação são: 

  • Farmácias; 
  • Autopeças; 
  • Postos de gasolina; 
  • Perfumarias; 
  • Restaurantes. 

Especialmente empreendimentos enquadrados no Simples Nacional estão suscetíveis a esse erro, por acabar apenas pagando o DAS sem realizar as deduções necessárias.

Powered by Rock Convert

Porém, a restituição do PIS/COFINS monofásico é a solução para isso. 

Guia para realizar a restituição do PIS/COFINS monofásico

Agora que você já sabe o que é e qual a causa da necessidade de realizar a restituição, vamos falar sobre as etapas necessárias para que você possa realizar a restituição do PIS/COFINS monofásico para o caixa da sua empresa. 

1.Identificação de créditos

É possível recuperar créditos tributários dos últimos 5 anos, por isso, você deve contar com um contador para realizar uma análise completa dos seus pagamentos nesse período de tempo. 

Assim, o profissional contábil conseguirá identificar se houve pagamento indevido que gerou crédito para você restituir. 

2.Documentação comprobatória 

É primordial que você tenha os comprovantes de pagamentos e demais documentações que possam comprovar a existência de créditos e seu direito a restituição do PIS/COFINS monofásico. 

Com o suporte do contador, isso deve ser reunido para que a solicitação possa ser realizada. 

3.Solicitação de restituição do PIS/COFINS monofásico

Por fim, é o momento de realizar a solicitação junto à Receita Federal, apresentando todas as informações que você tem. 

Com isso, será feita uma análise e, mediante aprovação, você terá os valores restituídos, ou seja, devolvidos para o caixa da sua empresa.

Não desperdice um centavo do seu negócio! 

Se ao ler esse artigo já te deu uma preocupação sobre a possibilidade de ter créditos a reaver por meio da restituição do PIS/COFINS monofásico, não deixe para depois! 

O valor restituído pode ser o fôlego de caixa que sua empresa precisa agora… 

Sendo assim, você pode contar conosco, da Book Fiscal, para te ajudar ao longo de todo esse processo, pois, somos especialistas em restituição do PIS/COFINS monofásico e estamos preparados para te ajudar plenamente com isso, 

Dessa forma, não hesite em entrar em contato para conhecer melhor as nossas soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top