skip to Main Content
1-800-987-654 admin@totalwptheme.com
Recuperação De Crédito Tributário – Como Funciona?

Recuperação de crédito tributário – Como funciona?

Guia do processo de recuperação de crédito tributário 

Descubra tudo que você precisa saber sobre a recuperação de crédito tributário 

Muitos empresários têm a tributação como o maior desafio a ser enfrentado em suas empresas, por conta de sua complexidade e importância para a conformidade do negócio. 

E não é para menos, afinal, o Brasil é reconhecido pela complexidade em relação a esse assunto… 

Contudo, o que acaba ocorrendo são diversos erros quando se trata da apuração de tributos, o que faz com que muitos empresários paguem mais impostos do que realmente devem, gerando prejuízos para seus negócios. 

E pior, muitos não têm conhecimento de essa situação é reversível – dentro de um período de tempo – e é possível evitar tais prejuízos. 

Esse é o papel da recuperação de crédito tributário e, ao longo deste artigo, vamos apresentar tudo que você precisa saber sobre como funciona esse processo. 

Mas antes, como são gerados créditos tributários? 

Antes de falarmos sobre a recuperação em si, é importante compreender como que são gerados os créditos. 

Bom, de forma simples, ocorre quando existem falhas na apuração dos impostos, seja por desatenção, não deduzir Pis e Cofins monofásico ou substituição tributária do ICMS. 

Quando isso ocorre, empresas pagam um valor de impostos maior do que realmente devem, o que gera créditos que podem ser recuperados, sendo esse um direito previsto pela legislação.

Mas não se engane, pois a Receita Federal não vai simplesmente te notificar disso e te dizer para recuperá-los… Por isso, é essencial saber que você tem esse direito e como funciona o processo. 

Powered by Rock Convert

Como funciona o processo de recuperação de crédito tributário? 

O processo não é longo, contudo, exige a expertise de profissionais que realmente entendam do assunto, a legislação e o processo como um todo, ou seja, suporte contábil. 

Tendo isso evidenciado, vamos falar sobre como é o processo para a recuperação de crédito tributário. 

Revisão fiscal 

A primeira coisa que precisa ser feita é uma revisão fiscal dos seus últimos 5 anos – que é o tempo máximo que você pode recuperar créditos. 

Com isso, é possível identificar erros que possam ter ocorrido e que demonstrem a existência de créditos. 

Solicitação da recuperação de crédito tributário 

Tendo identificado a existência de créditos, tendo sido feita a revisão e você tendo seus comprovantes de pagamentos, é hora de solicitar a recuperação junto à Receita. 

Após solicitado, irá passar por análise e, caso aprovada, você poderá recuperar seus créditos por restituição ou compensação. 

Conte com a Book Fiscal e não tenha prejuízos tributários

Para que não tenha pagamentos realizados a maior prejudicando o financeiro da sua empresa, você pode contar conosco, da Book Fiscal!

Nós possuímos o conhecimento e experiência com relação a este assunto e, portanto, estamos preparados para dar todo o suporte que você precisa para passar por esse processo da forma adequada e obtendo êxito. 

Dessa forma, a tributação não precisará mais ser uma dor de cabeça para você e, assim, terá mais tranquilidade para focar em outros aspectos do negócio. 

Sendo assim, não hesite em contar conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top