skip to Main Content
1-800-987-654 admin@totalwptheme.com
Planejamento Tributário Ajuda A Reduzir Encargos Com PIS E COFINS?

Planejamento tributário ajuda a reduzir encargos com PIS e COFINS?

Sabia que o planejamento tributário pode ajudar na redução do PIS e COFINS da sua empresa? Saiba como!

Planejamento tributário é uma poderosa ferramenta na redução dos impostos pagos pela sua empresa. Leia o nosso artigo e entenda como isso é possível

Não é de hoje que impostos são uma preocupação recorrente na mente de vários outros empresários como você, por conta disso, a procura por formas de redução da carga tributária, como o planejamento tributário, tem se tornado cada vez mais presente.

Muito se fala no impacto do planejamento tributário quanto à redução do IRPJ e da CSLL, impostos que podem representar parte significativa dos lucros da sua empresa, porém, é muito comum se esquecer do PIS e da COFINS ao se buscar um planejamento tributário.

Mas no artigo de hoje, vamos te dar o passo a passo de como fazer um planejamento tributário de excelência do PIS e COFINS para reduzir seus custos fiscais.

O que é planejamento tributário de PIS e Cofins

Planejamento tributário se trata da análise feita em seu negócio para identificar em qual dos regimes abaixo seu estabelecimento terá menos gastos com impostos:

Cada um desses regimes traz uma forma diferente de calcular o PIS e a COFINS, por exemplo:

No Simples Nacional, as alíquotas estão constantes nas tabelas, de acordo com o anexo.

Dessa forma, elas podem variar de acordo com a atividade realizada pela sua empresa (caso seja um comércio, prestadora de serviços ou indústria) e de acordo com o faturamento acumulado nos últimos 12 meses.

Ao estar enquadrada no Lucro Real, sua empresa também irá recolher o PIS e COFINS sobre faturamento, mas a uma alíquota de 1,65% e 7,6% respectivamente.

Porém, você poderá aplicar esse mesmo percentual nas compras decorrentes de aquisição de insumos e usar esse valor para deduzir do imposto.

Já no Lucro Presumido, as alíquotas são, respectivamente, 0,65% e 3,00%, que incidem diretamente sobre o faturamento.

Quais as principais dificuldades que gestores têm ao realizar tal planejamento?

Ao buscar por um planejamento tributário, nem sempre os gestores sabem que é possível realizá-lo exclusivamente nesses dois tributos (PIS e COFINS).

Pis - Book Fiscal |  WRLPowered by Rock Convert

Também, boa parte das vezes falta conhecimento de que a incidência se dá dessas diferentes formas.

Passo a passo para fazer o planejamento tributário da sua empresa da forma correta

Para que o planejamento tributário da sua empresa, no que diz respeito ao PIS e à COFINS, seja realizado da maneira correta, é importante conhecer profundamente o seu negócio, entender questões relacionadas à sazonalidade e períodos em que suas vendas e compras podem estar mais altos ou mais baixos.

Posteriormente, é necessário ter profundo conhecimento da legislação, para entender se, de fato, seu negócio poderá ou não optar por um desses regimes.

Fazer a escolha errada trará muito mais prejuízo do que vantagens.

Por fim, é importante que você verifique a existência de incentivos fiscais que possam ser usados quanto ao recolhimento desse tributo, como, por exemplo:

  • Isenções;
  • Redução da base de cálculo;
  • Postergação do pagamento, dentre outros.

O planejamento tributário feito da forma correta ajuda não apenas a reduzir seus gastos com impostos, mas também permite que você levante todas as exigências que devem ser seguidas ao calculá-lo.

Isso permite que você se mantenha em conformidade legal, evitando pagamento desnecessário de multas, juros, bem como sofrer outras sanções.

Book Fiscal: o apoio que você precisa para reduzir os gastos com tributos em sua empresa

Como pudemos observar, o planejamento tributário aplicado ao PIS e à COFINS pode ser muito vantajoso ao seu negócio, porém, para evitar problemas futuros, é essencial que você conte com apoio de especialistas.

Nós, da Book Fiscal, podemos te ajudar nesse aspecto, através da nossa consultoria tributária e do apoio de nossa assessoria fiscal.

Precisa de mais detalhes sobre como nossa parceria será vantajosa à sua empresa?

Entre em contato com a gente e fale com um de nossos especialistas!

QUERO RECUPERAR MEUS IMPOSTOS PAGOS A MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top