skip to Main Content
1-800-987-654 admin@totalwptheme.com
ICMS-ST Para Empresas: O Que Você Precisa Saber?

ICMS-ST para empresas: o que você precisa saber?

Fique por dentro das regras que abrangem o ICMS-ST e saiba como aplicar de forma efetiva em sua empresa

Conheça as regras do ICMS-ST e descubra qual é a sua correta aplicação

Dar conta de uma rotina que, por vezes, não tem fim, faz parte da vida da grande maioria dos empresários no Brasil, e você, além de saber disso, vivencia dia a dia todos os desafios do empreendedorismo, para alcançar todos os objetivos que traçou.

A verdade é que todo dia é um novo aprendizado e isso acontece desde o momento em que você decidiu colocar em prática todo um projeto de negócio que havia pensado, e, assim, precisou lidar com diversos pormenores que não necessariamente tem a ver com a atividade-fim da sua empresa.

A gente pode exemplificar falando dos trâmites burocráticos de abertura de empresa e todas as questões ligadas à tributação, que costumam ser o calcanhar de aquiles dos empresários, devido à sua complexidade.

Mas, como o nosso papel aqui, neste artigo, é descomplicar a sua vida, falaremos de um ponto que está ligado às questões tributárias: o ICMS-ST.

Calma, a gente sabe que você já tem contato com a sigla ICMS e, certamente, ficou confuso com o ST, mas é justamente por isso que iremos tirar todas as suas dúvidas a respeito do assunto.

Então, confia e vem com a gente!

ICMS-ST: entenda!

Antes mesmo de falar do ICMS-ST, a gente precisa contextualizar para te mostrar que você, enquanto empresário, precisou ter um contato com as questões tributárias desde a abertura de sua empresa, quando precisou adequar o seu negócio a um dos regimes vigentes: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Dentro de cada um desses regimes tributários existem impostos a serem pagos e o ICMS é um deles, lembrando que sempre é de acordo com o enquadramento da sua empresa.

Bom, dito isto, quando falamos em ICMS-ST, estamos falando a respeito de substituição tributária e esse é o ponto chave para que você entenda todo o conceito por trás desse tipo de imposto.

Powered by Rock Convert

Vamos tornar o seu entendimento mais prático, abaixo:

  1. Você tem uma loja que vende determinados produtos;
  2. As mercadorias são adquiridas através de fornecedores;
  3. O ICMS é um imposto devido neste tipo de situação;
  4. A responsabilidade pelo recolhimento do imposto é do fabricante ou importador.

O que acontece muito é o fato de o ICMS não ser pago, seja pelo fabricante ou pelo importador, necessariamente recairá em seu “colo” a situação a ser resolvida.

Porém, o Governo já dispõe de um mecanismo que trata da substituição tributária, onde o contribuinte realiza o cálculo do imposto devido por terceiros e faz o recolhimento, antes mesmo de o produto estar em circulação no mercado e, assim, o imposto passa a ser atribuído a quem, de fato, deve pagá-lo.

Vale muito a pena destacar que o ICMS-ST auxilia muito no combate à sonegação fiscal, o que é uma ótima oportunidade para manter a conformidade do seu negócio.

Conte com a Book Fiscal!

Tributação, às vezes, parece ser um tema que não tem fim, não é mesmo?!

Mas, basta um deslize do gestor para que as inconsistências venham a prejudicar o negócio, porém, não é isso que você quer.

Então, para ter uma revisão tributária impecável em sua empresa, conte conosco, da Book Fiscal, pois somos especialistas no assunto e dispomos de um time de profissionais altamente qualificados para entender as suas demandas e solucionar os problemas de forma impecável.

Sendo assim, não hesite em nos contatar!

QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA EMPRESA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top